logotype

Perguntas frequentes

O que é o eixo diferencial ?


O eixo diferencial é um conjunto mecânico,  que compõe a transmissão de todos os veículos automotores , unindo as rodas dianteiras e traseiras.

 

Quais são as peças  que compõem o eixo diferencial convencional?

 

As peças que compõem o eixo diferencial são Carcaça do Diferencial, semi eixos, coroa, pinhão e caixa de satélite.

 

Qual a função do eixo diferencial convencional?

 

O diferencial tem  a função de transmitir a potência do motor para as rodas, enquanto permite que elas girem a velocidades diferentes para descrever uma curva.

 

Por que as rodas devem girar em velocidades diferentes na curva?

 

Quando um automóvel faz uma curva, as rodas do lado de dentro percorrem uma trajetória menor do que a percorrida pelas rodas do lado de fora. Se ambas as rodas motrizes estivessem rigidamente fixas a um único eixo, teriam de rodar à mesma velocidade, o que levaria à derrapagem da roda que percorre o menor trajeto.

 

Qual é o ponto negativo do eixo diferencial convencional?

 

O diferencial convencional pode ser um problema no uso fora de estrada, em veículos com muitos cavalos de potência ou na dirigibilidade em pistas molhadas. Se uma das rodas perde aderência com o solo ficando suspensa ou encalhada em um atoleiro, o diferencial  transmitirá o torque do motor para a roda que oferecer menor resistência. Com isto, deixará a outra roda, que ainda tem condições de tração, sem nenhum torque, paralisando o veículo.

 

Qual a função do bloqueio de diferencial?

 

A função do bloqueio de diferencial é enviar o torque gerado pelo motor para as duas rodas do eixo diferencial, mesmo que uma delas esteja suspensa ou em um piso com menor aderência; dessa maneira o veículo não ficará paralisado diante de qualquer obstáculo.

 

Onde se instala o bloqueio de diferencial?

 

O bloqueio é instalado no eixo diferencial, mais precisamente no centro do eixo, substituindo a caixa de satélite.

 

Qual a principal diferença do bloqueio de diferencial automático e selecionável?

 

A diferença mais aparente entre os dois modelos é que o bloqueio de diferencial selecionável precisa do acionamento do condutor para funcionar, quando o veículo perde tração o motorista precisa apertar um botão ou puxar uma alavanca para travar o bloqueio e transmitir o torque gerado pelo motor para as duas rodas, já o bloqueio automático não depende de acionamento externo, ele funciona sem a intervenção do motorista. 

 

Quais as vantagens do bloqueio automático perante o selecionável?

 

São muitas as vantagens de um bloqueio automático perante um selecionável, podemos citar algumas vantagens como:

- Compensação em curvas – O bloqueio de diferencial automático permite o veículo descrever curvas.

- Menor custo de instalação – Não é necessário instalar componentes externos como alavancas, botões, compressores, linhas de ar e elétricas, o que facilita a instalação.

- Menor risco de pane durante sua utilização – Como o bloqueio automático está sempre em funcionamento, e utiliza menos componentes sensíveis do que o selecionável, não existe o risco de pane durante sua utilização.

- Segurança– O bloqueio automático reduz o risco de quebra do eixo, não tira a atenção do condutor quando tem necessidade tração e reduz o risco de aquaplanagem.

 

É melhor instalar o bloqueio no diferencial  dianteiro ou traseiro?

 

A instalação em qualquer um dos eixos já melhora muito a performance do veículo, se instalado nos dois eixos diferencial a performance é ainda melhor.

 

O bloqueio de diferencial  KAISER reduz o custo de manutenção do veículo?

 

Sim, o fato do veículo precisar de mais velocidade ou força para ultrapassar  um obstáculo aumenta o desgaste prematuro de outras peças. O veículo bloqueado tem muito mais facilidade em transpor terrenos difíceis, o que reduz consideravelmente sua manutenção.